Ação Agregada - Educação Conectada
- Jorge Luiz

- 15 de fev. de 2021
- 1 min de leitura

O Programa Educação Conectada foi implementado em 2018. Na sua primeira fase, a de indução, foram contempladas cerca de 23.000 escolas. Até agosto de 2019, foram conectadas 6.000 escolas rurais via satélite com internet de alta velocidade, alcançando 2 milhões de alunos. Até 2024, na fase de sustentabilidade do Programa, a meta é a integralização, alcançando o atendimento de 100% de alunos e professores da rede pública de ensino.
O Programa foi elaborado em quatro dimensões: visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura, que se complementam e devem estar em equilíbrio, para que o uso de tecnologia digital tenha efeito positivo na educação. Ele está embasado na meta 7 do Plano Nacional de Educação e também articulado com a 5ª competência da Base Nacional Comum Curricular, que corresponde à utilização das tecnologias digitais de comunicação e informação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.
Em 2019, o Ministério da Educação iniciou o processo de diagnóstico sobre o uso das tecnologias no dia a dia das escolas públicas, para a avaliação da primeira fase do Programa de Inovação Educação Conectada. O objetivo da avaliação é auxiliar a escola no planejamento e no uso da tecnologia nas atividades pedagógicas, assim como, as secretarias de educação dos estados, municípios e Distrito Federal a planejarem as políticas de tecnologia para a educação nas políticas educacionais com uso da tecnologia. O diagnóstico está disponibilizado na Plataforma PDDE Interativo, na aba “Questões Estratégicas” no sitio do MEC ou acessado no link http://pddeinterativo.mec.gov.br/.





Comentários